quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pneu recapado, recauchutado ou remodelado?



O pneu não é só um componente importante para a performance do transporte, mas também essencial à segurança. Cuidados como evitar a sobrecarga e a manutenção periódica dos pneus garantem a segurança de seus usuários, além de rendimento e economia de combustível ao caminhão. Dirigir com pneus carecas também aumenta o risco de acidentes, porque diminui o atrito entre o pneu e a pista. Além disso, os pneus são um dos itens não “tecnológicos” mais caros dos automóveis. Mas, assim como as peças mecânicas de seu caminhão, os pneus também podem ser reaproveitados. Para isso, a banda de rodagem (tread), ou a parte superior do pneu que entra em contato com a pista, deve estar abaixo do limite de uso recomendado. Normalmente, cerca de 85% dos pneus de carro passageiro podem ser reaproveitados. O ideal é não utilizar o pneu até chegar ao ponto de aparecerem os arames de metal de seu interior e sim até o nível indicado pela barra de desgaste.
Você também pode destiná-lo corretamente para a reciclagem através da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.
Existem três maneiras em que o seu pneu poderá ser reaproveitado. Entenda a diferença entre pneu recapado, recauchutado e remodelado.

O que é Recapagem?
É basicamente o processo de trocar a banda de rodagem (tread) usada por um novo. Há duas maneiras de se realizar este processo, a frio ou a quente. O processo a frio é feito utilizando um pneu pré moldado que obtém uma banda de rodagem que já com desenho e um tipo de cola do lado oposto que faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110ºC. Na recapagem a quente, ao contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, isto é, banda crua que grudar ao pneu e formar um desenho uma vez que colocado num molde na tempertatura de 150ºC.

O que é Recauchutagem?
Na recauchutagem não somente a banda de rodagem como também os ombros da caraça são cobertos com uma camada de camelback. Logo depois o pneu é colocado dentro de um molde e aquecido conforme o processo à quente (150ºC), o camelback obtêm seu desenho.

O que é Remoldagem?
Remoldagem, mais conhecido como talão a talão, é o processo de reformar o pneu por aplicar uma camada de camelback na banda de rodagem, parede (lateiras) e nos ombros da carcaça. O pneu é depois colocado dentro de um molde e submetido ao processo à quente (150ºC), o camelback obtêm seu desenho.

Fonte: Pneus Fácil e Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.
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