MANTENHA DISTÂNCIA
Manter distância do veículo à frente é
essencial para que se tenha tempo hábil de brecar ou fazer uma manobra
repentina. Aliás, existe uma receita boa para saber se você está, de
fato, respeitando essa regra: basta escolher um ponto fixo na estrada e,
quando o veículo à sua frente passar por ele, contar aproximadamente
quatro segundos, enquanto pronuncia: 1001, 1002, 1003, 1004. Se o seu
caminhão passar pelo ponto de referência antes que você termine a
contagem, isso significa que deve afastar-se um pouco mais.
REDOBRE A ATENÇÃO EM DIAS DE CHUVA, NEBLINA OU CERRAÇÃO
Ao dirigir nessas condições climáticas, acenda o farol baixo e aumente
ainda mais a distância em relação ao veículo da frente. Nunca use o
farol alto, pois ele reflete a luz nas partículas de água, reduzindo
ainda mais a visibilidade. Por conta do tempo, o chão também fica úmido,
o que diminui a aderência dos pneus. Daí a importância de reduzir a
velocidade. Caso sinta dificuldade de continuar dirigindo, pare em um
local seguro, como um posto de abastecimento e evite estacionar no
acostamento.
USE O FAROL ALTO COM MODERAÇÃO
É permitido usar o farol alto em vias sem iluminação pública, porém, é
preciso cuidado para não prejudicar a visibilidade dos motoristas que
transitam pelo outro lado da via. O melhor a fazer, ao avistar outro
veículo, é baixar o facho imediatamente.
NÃO SOLTE O CAMINHÃO NAS DESCIDAS
Nos trechos em declive, mantenha o
câmbio engatado, em marcha reduzida. Além de ser ilegal, trafegar em
“banguela” é perigoso e pode danificar os sistemas de transmissão do
veículo. Se o caminhão estiver desengrenado e acontecer um imprevisto,
você não conseguirá utilizar o freio-motor.
NUNCA FREIE BRUSCAMENTE
Quando perceber um obstáculo à sua
frente, diminua a aceleração em vez de colocar o pé direto no freio. Use
o breque só após o caminhão ter diminuído a velocidade.
DESVIE DE OBSTÁCULOS COM SEGURANÇA
Ao perceber que há algo na pista que o
impede de seguir adiante, não pare bruscamente, especialmente se houver
outro veículo logo atrás do seu. O ideal é diminuir a velocidade e
sinalizar o problema para os demais condutores, usando o pisca-alerta.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, OLHE PARA TRÁS AO DAR RÉ
Não dá para ignorar os pontos cegos na
direção veicular. Ao fazer a manobra olhando só pelos retrovisores, você
não tem noção de profundidade e pode não visualizar por completo
pessoas ou animais em movimento. Quando a visão pelo vidro traseiro da
cabine for possível, é mais seguro olhar para trás e, por cima do ombro,
conferir o cenário antes de engatar a ré.
DESLIGUE OS ELETRÔNICOS
Alguns aparelhos eletrônicos são ótimas
companhias nos momentos de descanso e lazer. Porém, enquanto se está ao
volante, é importantíssimo mantê-los desligados. Assistir televisão
enquanto dirige, por exemplo, é tão perigoso quanto falar ao celular –
mesmo que seja no viva-voz. Isso porque, ao distrair-se, você deixa de
prestar atenção em detalhes da estrada que podem indicar situações de
risco. O rádio está liberado, mas deve ser ouvido em volume baixo para
permitir que você ouça os sons do próprio caminhão e os produzidos pelos
demais veículos.
APROVEITE O CONFORTO DO VEÍCULO
Sempre que possível, opte por caminhões
que sejam capazes de garantir mais conforto nas suas viagens. Bancos
ergonômicos e com suspensão a ar e refrigeração mesmo quando o veículo
está parado são alguns dos itens disponíveis no mercado. Esses
diferenciais diminuirão o desgaste e a fadiga do motorista durante todo o
percurso.
AJUSTE O ENCOSTO DE CABEÇA
Antes de ligar o carro, cheque se o
encosto de cabeça está devidamente ajustado para a sua altura. O
acessório é essencial num momento de desaceleração brusca, quando o
motorista pode ser lançado para frente e para trás com muita força.
Nesse caso, o encosto vai dar o apoio necessário à cabeça, minimizando o
risco de lesões na coluna cervical e no canal medular, complicações que
podem causar paralisia dos membros e até mesmo a morte imediata.
Fonte/Imagem: blog.caminhao.mercedes-benz.com.br