quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cuidados ao congelar alimentos

A comida congelada é o tipo de alimento preferido para quem não tem tempo a perder na cozinha. Pessoas que vivem na correria acabam optando por comprar alimentos congelados ou congelar alimentos como arroz, feijão, carnes e legumes, para esquentar e preparar uma refeição com praticidade e rapidez.

imagem reprodução


Apesar disso, esse tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura.
Praticamente todos os alimentos podem ser congelados: carnes, pizzas, sopas, massas, aves, pães, legumes, molhos, bolos, salgadinhos e doces.
Eles devem ser congelados na parte de cima do refrigerador em temperatura de -6° C (seis graus negativos). No freezer, a temperatura precisa estar a -18°C (dezoito graus negativos).

 — Para que os valores nutricionais do alimento sejam preservados é importante assegurar a qualidade do produto, que depende diretamente de como ele foi manuseado antes, durante e depois do congelamento — destaca a médica.

 — A pessoa deve evitar comer somente esse tipo de refeição e buscar alternativas para alimentar-se com uma comida fresca, preparada na hora — afirma a médica.

Na hora do congelar

Alguns cuidados devem ser tomados no momento de colocar os alimentos para congelar. A começar pelo recipiente, sendo o plástico ainda o material mais indicado pois evita a contaminação. Já o vidro e o saco plástico devem ser evitados, já que um pode quebrar e outro gruda no alimento.
O ideal é não misturar alimentos diferentes em um mesmo recipiente na hora de congelar.

Se você está na dúvida como congelar hortaliças, carnes e alimentos pré-preparados, veja a maneira certa de congelar cada um desses alimentos:


Hortaliças
Para congelar hortaliças, é recomendado uma técnica chamada branqueamento que conversa melhor os valores nutricionais, cor, sabor e textura. O branqueamento corresponde à lavagem das hortaliças que devem ser separadas em partes. Logo após, é preciso submergir as hortaliças em água fervente e depois em água fria, para que ocorra um choque térmico.

Carnes, Aves e Peixes
As partes consumidas devem ser limpas. Congele apenas a quantidade que será ingerida.

Alimentos pré-preparados
Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas e, em seguida, deixe o alimento sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, ponha o alimento no refrigerador e após o resfriamento no freezer.


Fonte: clicRBS
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário