segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Dirigir à noite

Para alguns caminhoneiros, dirigir à noite é melhor e mais tranquilo do que durante o dia. Quem prefere as viagens noturnas, porém, precisa tomar alguns cuidados para que a sua segurança e a dos outros motoristas sejam preservadas.

No post de hoje, vamos contar 6 coisas que todo caminhoneiro deve saber para pegar a estrada depois do pôr do sol. Confira!


Faróis e luz de freio são imprescindíveis para a sua segurança
Se você vai dirigir à noite, faça uma rápida vistoria antes de partir. Veja se os faróis e as luzes de freio estão funcionando, limpe o para-brisas e os espelhos laterais e certifique-se de que eles estão regulados. Esse conjunto é o que vai garantir que você seja visto à noite. A certeza de que tudo está funcionando e bem regulado te ajuda a não correr o risco de não ser visto pelos outros motoristas.

O farol alto só deve ser usado quando você estiver sozinho na via
Caminhoneiros são desbravadores e conhecem muitas estradas que os motoristas comuns jamais imaginam que existam — muitas delas, com pouco movimento. Quando você estiver sozinho em uma dessas estradas, use a luz alta para ter uma maior visibilidade. Assim, você evita a colisão com animais, pessoas ou objetos que estejam no meio da pista. Quando ver que outro veículo se aproxima, baixe a luz novamente para não ofuscar a visão do outro motorista.

Óculos escuros podem ser a salvação no lusco-fusco
Esse fenômeno acontece na transição entre dia e noite, ou seja, no pôr e no nascer do sol. O que acontece é que nossos olhos demoram a se acostumar com a mudança na luminosidade nesses períodos e a luz intensa e amarela atrapalha a visão. Para evitar o efeito prolongado desse fenômeno, use óculos escuros de qualidade e com proteção contra raios ultravioleta.

Dirigir à noite é mais cansativo
E isso não acontece apenas porque a exaustão do dia se acumula . No escuro, é mais difícil dimensionar os espaços, tornando a tarefa de dirigir à noite mais desafiadora. Por isso, assim que perceber que o cansaço começou a bater, aumente o volume do som, beba uma água e veja se isso te deixa melhor. Se não adiantar, pare em um lugar seguro e vá descansar por algumas horas. O uso de estimulantes não é recomendado e pode te deixar quimicamente dependente.

Diminuir a velocidade nos trechos urbanos é ainda mais importante à noite
A rodovia passa por uma cidade durante a noite? Reduza a sua velocidade, inclusive nos cruzamentos com semáforo. É muito comum que as pessoas não parem no sinal vermelho após um certo horário, e isso pode causar acidentes — principalmente com motoristas alcoolizados.

Algumas pausas podem te fazer render mais Se você decidiu dirigir noite adentro porque precisa render mais, talvez tenha te ocorrido continuar o máximo que puder e só parar para dormir. Porém, na verdade é mais produtivo fazer pausas de 20 minutos a cada 3 horas de direção, mais ou menos. Isso vai fazer com que o seu corpo relaxe e permitir que você fazer um trecho maior.

Com os 6 cuidados mencionados acima, você se previne quando for conduzir no período noturno. Esses cuidados são importantes aliados da prudência e da atenção para que você tenha sempre as melhores atitudes e evite, dessa forma, acidentes.



Fonte e iamgem: http://blog.deva.com.br/dirigir-a-noite-6-coisas-que-todo-caminhoneiro-deve-saber/
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário