terça-feira, 18 de julho de 2017

Aprenda a cuidar melhor dos seus pneus


Muitos caminhoneiros só lembram dos seus pneus quando alguma coisa acontece: vibrações, estouros, falta de aderência e até multas por causa de pneus carecas. Cuidar melhor dos pneus pode aumentar muito a segurança das suas viagens, além de poupar dinheiro.
Confira as dicas abaixo:

1 – Faça manutenções regularmente.O desgaste de muitas peças afeta diretamente o desgaste dos pneus também. Essas peças incluem: rolamentos, amortecedores, freios e eixos.

2 – Tenha atenção ao alinhamento e balanceamento. O alinhamento e o balanceamento são importantes para sua vida e para a vida do seu pneu. Quando desbalanceadas, as rodas perdem tração e estabilidade, além de gastar os pneus de maneira acentuada e irregular. O mesmo acontece com rodas desalinhadas, que inclusive puxam o caminhão para um dos lados. Realize esses procedimentos a cada 10.000 km ou ao sentir os efeitos no volante.

3 – Faça o rodízio das rodas. Algumas rodas gastam mais pneu do que outras, dependo da carga, do trajeto ou do estilo de direção. Portanto, para nivelar o desgaste de todos e aumentar sua durabilidade, faça regularmente o rodízio.

4 – Não rode com pneu careca. Além de ser proibido por lei, é extremamente perigoso rodar com pneus carecas. Isso acontece pois a falta de sulcos não permite que ele escoe a água corretamente, diminuindo significativamente sua aderência na pista molhada. Em pista seca, a aderência e a capacidade de frenagem também diminuem.

5 – Nem mais, nem menos. Utilize apenas a pressão exata. · Pneus com pressão abaixo da ideal: Consomem mais combustível, perdem aderência em curvas e desgastam de forma irregular.
Pneus com pressão acima da ideal: Diminuem a estabilidade, desgastam excessivamente no centro e aumentam o risco de estouro por impacto.

Fonte: Mercedes-Benz
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário