quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dividindo a estrada com os carros


A estrada é o ambiente de trabalho do motorista de caminhão. Por mais que em algumas partes do trecho haja a sensação de solidão, na maioria das vezes ele está acompanhado de outras pessoas que estão nas rodovias, em veículos menores. Por isso, existem dez coisas que os estradeiros precisam relembrar sobre carros antes de seguir jornada com o cargueiro:
1) Carros são mais rápidos que o bruto. Por isso fique atento ao retrovisor quando trocar de faixa e colabore para a ultrapassagem dos veículos.
2) Carros nem sempre são ágeis. Um veículo com lotação máxima ou com potência 1.0 pode custar a pegar aceleração.
3) Carros são mais baixos que caminhões, e não possuem a mesma visão da pista que os estradeiros. Ajude os motoristas sinalizando o momento ideal para fazer ultrapassagem ou alertando sobre os perigos na pista à frente.
4) Você é o profissional no volante. Nem todos tem a sua habilidade e vivência no trecho. Procure manter a calma e não se estressar. Não xingue, não provoque, e não reaja se for provocado.
5) Nem todos os carros que estão na estrada são à passeio. Muitos usam o veículo para trabalhar entre cidades e estão apressados. Outros estão com a família na carona e conduzem com mais precaução.
6) Quem nunca dirigiu um caminhão não faz ideia dos pontos cegos do veículo. Por isso que o caminhoneiro tem que tomar o maior cuidado ao fazer manobras. E é por isso também que a lei diz que o caminhão (e o ônibus) deve cuidar do veículo menor.
7) Deixe a faixa da esquerda livre para os veículos rápidos e menores, e mantenha-se na direita sempre que possível.
A dica mais importante de todas: Com paciência a gente vai mais longe e de forma mais segura. Seja um exemplo de motorista na estrada.

Fonte: Volvo Caminhões
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário