terça-feira, 31 de março de 2015

Feriados: congestionamento na estrada

Não dá para desconsiderar a irritação que vem quando se pensa em ter que pegar o carro e enfrentar quilômetros de congestionamento para fazer algo simples no centro da cidade como ir ao banco, supermercado ou pegar o filho na escola, sem contar o retorno para casa após um dia de trabalho. Principalmente agora, em época de feriado. Junto com ele vem o desgaste na estrada e também a falta de paciência no trânsito. 


Nem sempre é fácil ficar passivo ao que acontece ao redor, mas o ideal é justamente cultivar a paciência. Não quer dizer que tudo irá desaparecer como que por encanto, mas é possível não se deixar afetar com o que não pode ser mudado. A saída é aproveitar o momento para exercitar atitudes melhores em você mesmo. A dica é ser criativo e seguir em frente com bom humor. 

Para conseguir o autocontrole em um momento desgastante dentro do carro é preciso ter práticas saudáveis diante da direção. Experimente alguns exercícios para controlar a ansiedade e irritação: 

• Exercite os pulmões: aproveite o congestionamento para respirar melhor, comece observando se sua respiração está ofegante. Depois comece a respirar de maneira que possa controlar e sentir o ar entrando e saindo de seus pulmões. 

Esse exercício fará bem a todo seu corpo, pois além de distraí-lo enquanto espera, fará com que a raiva e ansiedade se transformem em calma e paciência. Além de ter oxigenado melhor as células do corpo e mente. 

• Movimente o rosto: com ajuda das mãos, faça movimentos faciais para suavizar as linhas de expressão que marcam principalmente a testa. Movimente os olhos, abra-os o máximo que puder e em seguida feche-os forte. Relaxe por alguns segundos e retome o exercício, verá como terá se distraído e a tensão terá baixado. 

• Exercite as mãos e punhos: friccione as palmas das mãos, abra e feche rapidamente e repita várias vezes o mesmo processo. Depois feche as mãos e faça movimentos circulares movendo somente os punhos para um lado e para o outro. Tente mover também os pés para ativar a circulação.

• Prepare-se para ter boa música, é uma forma de distrair a atenção, além de aproveitar para manter a mente ativa e distraída. 

Lembre-se de que você não é o único nessa situação. Atrás de você, na frente, dos lados, todos estão passando pela mesma pressão, portanto o que você estiver pensando sobre seu vizinho, ele pode estar pensando de você. Seja gentil, deixe o mais provocador passar, evite o confronto, e mantenha a calma para chegar a seu destino sem maiores problemas.

Fonte: Família.com.br
Imagem: reprodução  
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário