segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dicas para driblar o calor na barraca.


O verão chegou e os campings estão bombando. É muito bom curtir as férias com os amigos ou a família, mas apesar de toda essa boa energia, o verão traz inconvenientes com o calor excessivo.
Aqui vão algumas dicas que podem amenizar as situações de calor em acampamentos:

1. Escolha barracas de duas portas, quando abertas, permitem uma enorme circulação de ar.

2. Experimente os ventiladores para barracas. Existem no mercado alguns modelos de ventiladores feitos para serem fixados em barracas. Assim como qualquer ventilador, eles só vão fazer o ar circular, o que já pode amenizar bastante a sensação de calor.

3. Tente fazer um ar condicionado caseiro! Pode parecer “MacGyver”demais, mas os relatos pela internet dão conta de que eles funcionam! Digite “ar condicionado caseiro” no YouTube e você verá os mais ousados projetos e as instruções detalhadas para fazer o seu e levar para o camping!

4. Observe onde o sol nasce. Não é nada agradável ser despertado cedinho da manhã com sol batendo na sua barraca e o calor tomando conta. Ao chegar no camping, pense onde o sol vai nascer e fuja dos locais onde ele vai bater primeiro. Se possível, coloque também a barraca atrás de uma árvore, edificação ou rocha, assim o sol vai demorar mais ainda para alcançar você.

5. Não basta fugir do sol apenas de manhã. Se não for possível ficar em uma área totalmente sombreada por árvores ou outra cobertura, coloque lonas por cima do acampamento. Priorize lonas de cor clara e não encoste a extremidade da lona no chão, para que o ar consiga circular na área de acampamento.

6. Se o camping possui um riacho ou uma lagoa, fique perto, pois a umidade tende a melhorar a sensação térmica. Se o local possui áreas de camping em diferentes níveis de altitude, acampe nos mais altos, onde provavelmente haverá maior circulação de ar.

7. Utilize todos os recursos de ventilação da barraca.  Abra as janelas principais e auxiliares, deixe apenas os mosquiteiros fechados, para evitar que entrem bichos. Estique bem o sobreteto e utilize os specs para abri-lo ao máximo, permitindo que entre ar por baixo.

8. Beba muita água para evitar as sensações de cansaço, tontura e mal-estar.

9. Coma alimentos leves para evitar a sensação de calor e mal estar. Invista em saladas e frutas, especialmente aquelas que possuem bastante líquido, pois com isso você também estará se hidratando.

10. Tome um banho bem gelado! Uma ducha gelada já faz você se sentir melhor, ou até mesmo um “banho de gato”, molhando com água fresca apenas algumas partes do corpo. 

Fotos: nautika.com.br
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário