sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fique de olho no tempo quando estiver no trecho


O Brasil é um dos maiores países do mundo. Quem cruza as estradas federais de norte a sul sabe muito bem disso. No entanto, um país tão grande também traz outros desafios para o estradeiro além da distância: o clima. Em um mesmo dia do inverno você pode encontrar variações de temperatura que se aproximam do zero em uma região e podem chegar aos 30°C no outro extremo. Por isso, é importante o estradeiro estar atento em como funciona o clima nas diferentes regiões do país para não se perder na hora de fazer a sua mala.

Região Norte: A maior parte da região apresenta clima equatorial, com chuvas em todas as épocas do ano. O período mais chuvoso ocorre nos meses de verão/outono, com exceção de Roraima e parte do Amazonas, onde as chuvas ocorrem mais no inverno. Dê preferência por roupas leves, e não esqueça nem do guarda-chuva, nem da água para se hidratar.

Região Nordeste: Apresenta muitos climas diferentes. O clima equatorial úmido está presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na divisa com o Pará; o clima litorâneo úmido ocorre no litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte; o clima tropical está presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí; e o clima tropical semi-árido ocorre em todo o sertão nordestino. As temperaturas, em geral, são elevadas o ano inteiro. No sertão nordestino o período chuvoso normalmente dura apenas dois meses no ano, podendo eventualmente até não existir, causando as secas. Vale a pena seguir as recomendações da Região Norte.

Região Centro-Oeste: Clima tropical semi-úmido, com frequentes chuvas de verão. Na primavera/verão, são comuns temperaturas elevadas. No inverno, em virtude da invasão polar, é comum a ocorrência de temperaturas mais baixas. Mais de 70% do total de chuvas ocorrem de novembro a março, o que torna o inverno bastante seco. Não custa nada levar uma calça e um casaco mais grosso. Vai que esfrie?

Região Sudeste: No litoral, predomina o clima tropical atlântico e, nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais. Tem as estações do ano um pouco mais definidas, com calor na primavera e verão, e temperaturas mais baixas no outono/inverno. Como as temperaturas são mais moderadas, você pode colocar diversos tipos de roupas na sua mala.

Região Sul: Com exceção do norte do Paraná, onde predomina o clima tropical, nesta região o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios. Já no verão, o clima fica quente e abafado. Logo, se o seu frete para o Sul for no inverno, capriche nas mantas, casacos e malhas. Se for lá entre dezembro e fevereiro, leve roupas leves, mas sem esquecer do casaco (vai que entre uma frente fria e despenque a temperatura?).

Se você tem um smartphone, existem diversos aplicativos que podem lhe ajudar dizendo como está o tempo na região do seu destino. Vale a pena ter instalado no celular para consultar sempre que possível.

Fonte: Volvo na estrada
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário